Djalma Argollo

Djalma Argollo
Terapeuta Junguiano

sábado, 4 de dezembro de 2010

A morte do berço: causada por sonho do bebê sobre seu tempo no útero

Alguns bebês que morrem da morte do berço, podem ter parado de respirar porque estão sonhando que voltaram ao ventre, dize uma nova teoria.


A taxa de morte de berço tem caído em muitos países, depois que foram divulgadas orientações para os pais, incluindo a necessidade de se colocar bebês em decúbito ventral, para dormir.
Entretanto, para aproximadamente metade de todas as mortes infantis repentinas, a causa da morte ainda é inteiramente desconhecida
Primeira Ameaça
A maioria das mortes do berço ocorre antes que o bebê tenha seis meses de idade.
Há muitas teorias, como essa, a respeito do porquê esses bebês podem ser vulneráveis.
O Dr. Christos, um catedrático em matemática e física na Universidade Curtin de Tecnologia, que igualmente tem um interesse na pesquisa da aprendizagem e da memória, propôs sua teoria em um livro, "Memory and Dreams: The Creative Human Mind";.

O pesquisador disse que os bebês tinham até oito horas do “movimento rápido do olho; sono”, numa noite – o qual é associado ao sonho, nos adultos.

Disse ele que sua teoria poderia ajudar a explicar porque os bebês que dormem em decúbito dorsal podem estar correndo maior risco - porque adotariam uma posição “mais fetal", a qual pode servir, provavelmente, como estímulo, provocando sonhos sobre os tempos passados no ventre.

Sem evidência

O Dr. Robin Campbell, um conferencista de psicologia da Universidade de Stirling, cujas pesquisas inclui o sonho das crianças, descreveu a teoria como um penico ("potty").
Diz que a pesquisa sugere esse clássico “mecanismo de defesa”: o sonho - no qual uma pessoa acredita que ele ou ela está no centro dos eventos – o qual não começa a ocorrer, senão, alguns anos após o nascimento.

Medidas de prevenção
Um porta-voz da FSID disse: "Ninguém sabe o que causa a morte de berço. É provável que um número diverso de fatores atue, conjuntamente, em um estágio particularmente vulnerável do desenvolvimento de um bebê. A FSID não está ciente de nenhuma evidência da pesquisa para uma “teoria do sonho”.

"Se os pais quiserem seguir as diretrizes de pesquisas aprovadas, em como ajudar a reduzir as possibilidades da morte do berço, devem colocar seus bebês para dormir em decúbito ventral, e não deixa-los muito aquecidos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário